Por: Marcos Estevão – Site Primeira Página – Não há testes genéticos que afastem ou confirmem um transtorno mental, uma vez que esses transtornos têm influência direta do ambiente.
Vamos primeiro tecer algumas considerações para entender melhor ao que estamos nos referindo. Para isso devemos compreender as diferenças e semelhanças entre os termos Congênito, Genético e Hereditário.
O primeiro deles, o Congênito, diz respeito a algo que ocorre durante o processo gestacional, identificado ainda no período intrauterino ou logo depois do nascimento, já com consequências à saúde desde então. Deve-se a algum fator que traga alterações ao desenvolvimento embrionário, com malformações durante a gravidez, causadas por infecções, drogas, etc.
Quando se fala em doença genética, significa dizer que se trata de uma enfermidade causada por uma alteração permanente no DNA, mais precisamente em suas estruturas — genes e cromossomos. Quando a doença genética tem a particularidade de ser transmitida de geração à geração, passa a chamar-se doença hereditária.
Leia a matéria completa – 06/05/2024