Por: Rafaela Ferreira – Brasil de Fato – Brasília (DF) – Um ato para reivindicar a abertura imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) foi realizado nesta terça-feira (4) por representantes da saúde, movimentos sociais, estudantis e sindicais.
A manifestação começou em frente ao Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal (GDF) e, logo após, seguiu para a CLDF para acompanhar a sessão ordinária realizada na Casa.
A proposta é que a CPI investigue a crise na saúde pública do DF, a falta de atendimento à população e a transparência dos recursos destinados às unidades geridas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
O ato ocorreu em meio a um cenário de crise, agravado pela dengue, com uma série de falhas de atendimento, dentre elas as que resultaram na morte de quatro crianças em um mês.
Na ocasião, familiares das vítimas estiveram presente. No dia 14 de maio, Enzo Gabriel, de um ano e oito meses, morreu na UPA do Recanto das Emas, administrada pelo Iges-DF, após esperar por mais de 12h por um veículo para ser transferido para a UTI de um hospital.
Leia a matéria completa – 04/05/2024