Por: Portal Verdade – SindSaúde-PR está pautando o repasse no Conselho Estadual de Saúde. Entidade classifica medida como retrocesso no tratamento à dependência química
No último 25 de outubro, o governador Ratinho Júnior (PSD), anunciou o repasse anual de R$ 10 milhões para comunidades terapêuticas, espaços destinados a pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas.
A informação foi divulgada pelo SindSaúde-PR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público de Saúde do Paraná), que criticou a medida, por reforçar um modelo voltado à punição e não necessariamente a recuperação.
“Paralelamente ao enfraquecimento da rede pública, há um grande aumento da oferta de vagas nas chamadas comunidades terapêuticas, instituições que frequentemente reproduzem práticas manicomiais que já deveriam ter sido superadas, submetendo pacientes ao isolamento e estigmatização”, alerta o coletivo em nota (acompanhe aqui).
As comunidades terapêuticas propõem que a pessoa em situação de sofrimento psíquico e dependência interrompa completamente o consumo de álcool e outras drogas a partir do modelo da abstinência. Uma vez dentro, os pacientes cessam o vínculo com a comunidade exterior. A convivência passa ser restrita e determinada pela própria instituição.
Leia a matéria completa – 19/11/2024