Por: Estevam Silva – Opera Mundi – Foi um intelectual que se destacou como pioneiro na adoção de métodos humanizados de tratamento psiquiátrico.
Há 45 anos, em 3 de dezembro de 1979, falecia o psiquiatra paraibano Osório César. Fundador da Escola Livre de Artes Plásticas do Juqueri, Osório se destacou como pioneiro na adoção de métodos humanizados de tratamento psiquiátrico, promovendo a psicoterapia ocupacional e a arteterapia no lugar de práticas invasivas e agressivas, tais como a lobotomia e o eletrochoque.
Destacou-se ainda por sua militância política no Partido Comunista, sendo autor de importantes obras em defesa do socialismo.
Quem foi Osório César
Osório César nasceu em 17 de novembro de 1895 em João Pessoa, em uma família de músicos. Interessou-se pela arte desde a infância, dedicando-se a estudar violino. Com 17 anos, mudou-se para São Paulo, onde cursou a Faculdade de Odontologia e se manteve ministrando aulas de música. Graduou-se quatro anos depois, mas não chegou a exercer a profissão. Matriculou-se logo em seguida no curso de medicina da Universidade Livre de São Paulo.
Leia a matéria completa – 03/12/2024