Por: Conselho Nacional de Saúde – Após 13 anos desde a última edição, 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio crava a luta antimanicomial e no fim das comunidades terapêuticas como rumos para a Política Nacional de Saúde Mental no Brasil.
Nenhum passo atrás, manicômios nunca mais! A melódica frase que consagra a Reforma Psiquiátrica brasileira, consolidada pela Lei 10.216 de 2001, foi entoada e ouvida por todos os cantos ao longo do primeiro dia de realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávios, que ocorre em Brasília até a próxima quinta (14/12). Nesta edição, pessoas usuárias da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) estão no foco central das discussões e deliberações envolvidas em seus quatro eixos temáticos.
Com ainda mais força, pessoas convidadas e delegadas que vieram de todos os 26 estados e do Distrito Federal para participar da 5ª CNSM clamaram pelo fim das Comunidades Terapêuticas (CTs) durante a cerimônia de abertura da conferência, realizada na noite desta segunda, (11/12). O auditório do Centro Internacional de Convenções do Brasil recebeu mais de duas mil pessoas que estão na Capital Federal para apontar propostas para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental em todo o território nacional.
Leia a matéria completa – 12/12/2023