Por: Agência CLDF – Reunião pública também apresenta relatório de inspeção elaborado pelo Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura
O financiamento federal, estadual e distrital de instituições com caraterísticas manicomiais foi um dos pontos abordados durante reunião pública, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta segunda-feira (7). Na ocasião, foi apresentado o relatório de inspeções do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), que expõe ocorrências de violações de direitos humanos na Comunidade Terapêutica Salve a Si – Instituto Eu Sou, na Cidade Ocidental (GO), e no Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, em Taguatinga, região administrativa do DF.
O São Vicente é um hospital de competência da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Já as comunidades terapêuticas são instituições de natureza privada, na maioria religiosas, que se estruturam como residências coletivas temporárias para recuperação de pessoas que fazem uso de álcool e drogas. Um requisito para elas receberem financiamento do governo federal é a elaboração de um projeto terapêutico.
Leia a matéria completa – 07/10/2024