Por: Correio Paraense – O evento representou o primeiro ano da iniciativa legislativa e foi organizado pela secretaria executiva da Frente, exercida pelo IEPS desde sua criação.
Democracia, direitos humanos e determinantes sociais da saúde foram alguns dos temas mobilizados durante a conferência de abertura do I Seminário da Frente Parlamentar Mista para Promoção da Saúde Mental realizado nesta quarta-feira (08/05) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento marca o primeiro ano de atuação da iniciativa parlamentar e foi organizado pela secretaria executiva da Frente, exercida pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) desde o início de sua criação. Além da conferência, o evento contou com mesas temáticas que abordaram os desafios do acolhimento e o papel da intersetorialidade nas políticas de saúde mental.
A deputada Tabata Amaral (PSB/SP), presidenta da Frente Parlamentar, abriu o seminário destacando que, além de enfrentar preconceitos, um dos objetivos do evento é criar consensos para que o parlamento e a sociedade possam avançar nas discussões sobre saúde mental. A deputada enfatizou ainda a importância de pensar a saúde mental a partir de perspectivas diversas, considerando, por exemplo, a pobreza, o racismo e a violência de gênero na construção e fortalecimento das políticas públicas sobre o tema.
Leia a matéria completa – 13/05/2024