Por: Vitor Friary – Brasil 247 – Os dados sobre saúde mental no Brasil apontam que, embora haja esforços para ampliar a assistência, o acesso ao cuidado ainda é desigual.
A saúde mental é um direito fundamental que deve ser garantido a todos os cidadãos, conforme preconiza a Constituição Federal do Brasil e a Lei 10.216/2001, que regula os direitos das pessoas com transtornos mentais. Contudo, no Brasil, esse direito ainda enfrenta barreiras significativas, como a ausência de atendimento na rede pública e o estigma social em torno das doenças mentais.
Os dados sobre saúde mental no Brasil apontam que, embora haja esforços para ampliar a assistência, o acesso ao cuidado ainda é desigual e insuficiente para atender toda a demanda. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 11,5% da população brasileira — o equivalente a aproximadamente 24,6 milhões de pessoas — relata já ter sido diagnosticada com algum transtorno mental, sendo os transtornos de ansiedade e depressão os mais prevalentes.
Leia a matéria completa 16/01/2025