Por: Grupo Saúde Mental & Militância no DF – “O prazo para o fechamento do HSVP acabou em dezembro de 1999, quatro anos após a publicação da Lei 975. Portanto, o HSVP é ilegal há mais de 23 anos!” Instituições como o hospital psiquiátrico, o manicômio, são irreformáveis
Sempre que pautamos a urgência de fechamento do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), inúmeras dúvidas e apontamentos são feitos. Muitos deles estão correta e honestamente preocupados com o que será feito a partir desse fechamento, qual é a saída, se as pessoas ficarão desassistidas. As dúvidas, quando bem-intencionadas, remetem ao que significa esse fechamento, qual o seu sentido e as possíveis consequências.
No texto anterior da coluna, a partir do debate do custo do HSVP, procuramos dar algumas sinalizações para este debate. Agora, avançamos um pouco mais sobre ele, apontando o que significa fechar o HSVP. Como apontamos em artigo anterior desta coluna, o GDF gasta quase R$ 6 milhões mensais com a manutenção do HSVP, que concentra 68% dos leitos psiquiátricos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do DF. Ou seja, o “redirecionamento de recursos” e a “redução progressiva da utilização de leitos psiquiátricos em clínicas e hospitais especializados” não têm acontecido.
Leia a matéria completa – 19/03/2024