Por: Danilo Tavares – Escrito em DEBATES – Publicado em “Fórum” – Em um mundo onde a saúde mental é cada vez mais crucial, o Brasil enfrenta um desafio alarmante: a psicofobia.
Este termo, muitas vezes desconhecido, refere-se ao preconceito e à discriminação contra pessoas portadoras de transtornos mentais. Imagine um mundo onde o medo e a aversão em relação às doenças mentais são tão arraigados na sociedade que acabam por marginalizar e excluir aqueles que mais precisam de apoio e compreensão. Esta é a psicofobia, um preconceito que, assim como qualquer outro, traz consequências devastadoras para aqueles que o enfrentam.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 10% da população mundial, ou cerca de 720 milhões de pessoas, sofrem de transtornos mentais. No Brasil, esse problema não é diferente, o país possui o terceiro pior índice de saúde mental do mundo, com mais de 11 milhões de pessoas sofrendo de depressão, fora os demais transtornos. E esses números, infelizmente, estão em constante crescimento.
Por trás das estatísticas alarmantes estão histórias de indivíduos que enfrentam batalhas diárias contra transtornos psicológicos, como a depressão, ansiedade, transtorno afetivo bipolar, TEA e o TDAH. Imagine acordar todos os dias lutando contra uma batalha interna invisível para os olhos alheios, mas que impacta cada aspecto da sua vida. Essas pessoas são nossos(as) amigos(as), familiares, colegas de trabalho – são parte integrante da nossa sociedade.
Leia a matéria completa – 11/04/2024