Por: F5 News – No Brasil, eles respondem por quase 290 mil licenças dadas a trabalhadores em 2023. Por mais que os transtornos mentais façam parte da vida humana, a discussão sobre esse assunto é atual. Um exemplo disso é o conteúdo trabalhado no livro Holocausto Brasileiro, da escritora e jornalista, Daniela Arbex. Na obra, ela traz relatos de pessoas que vivenciaram os maus-tratos sofridos por brasileiros considerados “anormais”. Estima-se que cerca de 60 mil pessoas morreram no hospício de Barbacena, na década de 70 e 80, pelo desconhecimento sobre a mente.
Apesar de já existir uma discussão sobre a importância da saúde mental, dados do Ministério da Previdência Social mostram um aumento significativo de transtornos, especialmente relacionados ao trabalho. Segundo o órgão, em 2023, foram concedidos 288.865 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais no Brasil, número 38% maior do que em todo o ano de 2022.
“Agendas sobrecarregadas, cobranças excessivas, sentimento de desgaste, a falta de reconhecimento, o acúmulo de funções, as metas inatingíveis, tudo isso pode levar uma pessoa a desenvolver ou intensificar as doenças mentais”, disse.
Leia a matéria completa – 23/03/2024