Por: Ministério Público de Distrito Federal – Trabalho foi desenvolvido pela equipe psicossocial da instituição, que visitou todos os Caps para conhecer problemas e propor soluções.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lançou, nesta quarta-feira, 6 de dezembro, o livro digital “Situação da saúde mental do DF”. A publicação, resultado de pesquisa realizada pela Coordenadoria Executiva Psicossocial (Ceps) em 2021 e 2022, aponta dificuldades a serem superadas e possíveis soluções para os problemas nos serviços públicos de saúde mental.
O foco principal do trabalho são os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), onde a população, por lei, deveria ter acesso a serviços especializados e multidisciplinares na área de saúde mental. A análise foi motivada pela ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) em 2010 para a implantação de 25 residências terapêuticas e 19 Caps. Com a decisão judicial favorável, começaram as negociações para o cumprimento da sentença, que ainda estão em andamento.
Leia a matéria completa – 06/12/2023