Por: Paraíba Total – Proposta de ação com música e intervenção artística para indivíduos em sofrimento psíquico leva primeiro lugar no edital Sérgio Mamberti
O paraibano João Cassiano da Silva, conhecido como Cassicobra, ganha destaque por seu trabalho no campo da cultura voltada para a saúde mental. No edital “Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti”, o projeto do pessoense Cassicobra conquistou o primeiro lugar do Nordeste entre os cinco selecionados da sua categoria.
O projeto de inserção da arte no contexto da saúde mental oferece uma abordagem multifacetada. O objetivo é auxiliar indivíduos em sofrimento psíquico e com uso crônico de substâncias. Além disso, o artista estimula discussões sobre temas relacionados à saúde mental, redução de danos e políticas públicas. Por meio do trabalho artístico, as pessoas são capacitadas a ressignificar suas dificuldades, questões e angústias. “Muitas vezes, a pessoa consegue expressar seus sentimentos através da música, da pintura ou da performance de maneira mais acessível do que verbalizando seu sofrimento. Os participantes trazem seus próprios conhecimentos, e minha função é facilitar o processo de colocar para fora”, explica Cassicobra.
Leia a matéria completa – 14/03/2024