Por: Jornal Estado de Minas – A somatização simboliza o acúmulo de problemas psicológicos e que começa a transmitir para o corpo sintomas que deveriam ser sinal de alguma doença física e não são.
Entretanto, quando essa busca é demorada ou não ocorre, há risco da falta de saúde mental se transformar em falta de saúde física, uma informação pouco conhecida. Como as doenças e transtornos mentais não têm exames que os comprovem, como um de imagem, muitas vezes não é possível identificá-los de forma imediata, sendo o diagnóstico subjetivo. Quando o corpo passa a sentir os efeitos da falta de tratamento, o corpo responde a altura. A esse fenômeno é dado o nome de somatização.
Quando a somatização acomete uma pessoa, os sintomas apresentados nem sempre serão padronizados, variando de caso a caso, e, algumas vezes, podem não apresentar dores, apesar de ser muito comum. Portanto, casos de vermelhidão na pele, coceiras, sudorese e boca seca podem significar que alguém tem o mesmo problema que causa dores nas costas, enxaqueca, náusea e tontura.
Leia a matéria completa – 06/12/2023