Por: Radis – Fiocruz – A diretora do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Sônia Barros, fala sobre os desafios em reconstruir a política de saúde mental no Brasil
No mesmo dia em que ocorreu a abertura da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio (CNSM), em 11 de dezembro de 2023, o Ministério da Saúde publicou uma portaria que alterava o nome do agora Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Desmad). A nova denominação, com a inclusão das substâncias álcool e drogas, tem um peso simbólico, pois chama atenção para essa questão como um tema de saúde pública, como destacou Sônia Barros, diretora do Desmad, em entrevista à Radis.
O departamento integra a Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (Saes/MS) desde o início de 2023 e tem como competência formular, coordenar e implementar a política nacional de saúde mental — e agora também de álcool e outras drogas. Além disso, está encarregado de promover diálogos com a sociedade sobre essa política — exatamente o que representa uma conferência de saúde mental, que não era realizada desde 2010.
Leia a matéria completa – 02/03/2024